Minotauro e o Labirinto, Conímbriga |
Fotografia tirada pela aluna Diana Rocha, n.º 7
Conímbriga
"Conímbriga é uma cida maravilhosa, cujo aspeto é muito interessante, pois em tempos anteriores esta cidade foi habitada pelos Romanos.
Existem inúmeros vestígios dos Romanos em Conímbriga, o que torna aquele lugar uma autêntica relíquia para todo o património nacional.
Gostei imenso desta visita, porque deparámo-nos com factos reais e não somente com "teorias".
Conímbriga transmite-nos um clima de paz e estabilidade, porque esta cidade teve vários obstáculos e, felizmente, tudo acabou bem. É de salientar que esta cidade baseou-se em Lisboa e Braga, daí o nome "Bracara-Augusta" (Braga) e "Olipso" (Lisboa)."
Alexandra Oliveira, n.º 1
Casa dos repuxos - cidade de Conímbriga
"A casa dos repuxos foi o local de que eu mais gostei. Era uma grande residência aristocrática e constitui o melhor exemplo da arte do mosaico, da pintura moral e da arquitetura dos jogos de água que se conhece na cidade. A sua construção data de inícios do século I."
Ana Vieira, n.º 4
O que eu mais gostei em Conímbriga foi a "casa dos repuxos", pois é uma construção que prova que os Romanos eram um povo bastante avançado para a sua época e tinham uma grande engenharia, inteligência, imaginação e grandiosidade.
Ana Luís, n.º6
Eu confesso que não gostei muito de ir a Conímbriga. Já lá tinha estado uma vez e gostei mais. O que eu achei mais interessante foi quando o senhor falou no facto de Hitler se ter inspirado num desenho daquela altura e, também, quando no final passamos por um local onde a guia pôs uma fonte a funcionar.
Joana Catarina, n.º11
Visita a Conímbriga
O que eu mais gostei foi a visita à casa dos repuxos, que era uma residência aristocrática. Esta casa / edifício é um exemplo de arte do mosaico, da pintura mural e da arquitetura dos jogos de água.
Também gostei muito das galerias que visitamos sobre construção civil, tecelagem e agricultura.
Joana Araújo, n.º 12
Relatório da visita de estudo
O que eu mais gostei na visita de estudo foi a visita a Conímbriga, pois estive lá pela segunda vez e fez-me lembrar novamente a nossa civilização, sobretudo pela forma como sobreviviam e o luxo de algumas "domus".
É uma cidade fantástica e considero que todos a deveríamos visitar, pois penso que é quase um dever patriótico.
João Miguel, n.º 14
Conímbriga
Gostei muito de visitar este lugar, uma vez que já tinha ouvido falar muito bem dele, mas nunca tinha tido oportunidade de lá ir.
Penso que o motivo maior do meu interesse foi ver coisas que já tínhamos falado nas aulas de História e Latim, nomeadamente o labirinto do Minotauro, lenda que estudamos em Latim.
Para além dos bons tempos passados a ver os magníficos vestígios romanos, foi também muito vantajoso para a nossa cultura.
João Pedro, n.º 15
Visita a Conímbriga
O que mais gostei da visita a Conímbriga foi a casa dos repuxos, que era uma grande residência aristocrática, construída sobre um anterior edifício, do qual foi reaproveitada. Esta casa notável constitui o melhor exemplo de arte do mosaico, da pintura mural e da arquitetura dos jogos de água que conhecemos na cidade.
Por fim, também gostei muito das galerias que visitamos, onde estavam representados: equipamento militar; adorno pessoal; serralharia e vidraria; olaria; iluminação; escrita e passatempos; construção civil e fiação; tecelagem e agricultura.
Paula Moreira, n.º 18
Todas as fotos são da Casa Dos Repuxos, a minha parte favorita da visita a Conímbriga. Adorei saber o quão os romanos eram tecnologicamente avançados e, também, a beleza deste jardim interior não podia passar despercebida!
Texto e fotografias da autoria da aluna Sofia Miguel, n.º20